Palmeiras e Chelsea se reencontram na Copa do Mundo de Clubes; Veja o que mudou desde o primeiro confronto

Escudos do Palmeiras e do Chelsea lado a lado, simbolizando o confronto na Copa do Mundo de Clubes 2025.
Foto: Divulgação

No dia 12 de fevereiro de 2022, Palmeiras e Chelsea duelaram em Abu Dhabi pela final do Mundial de Clubes, em jogo difícil que só se resolveu na prorrogação, com gol de pênalti de Kai Havertz garantindo o título aos ingleses (2-1). Agora, em 2025, o reencontro entre as equipes se dará já nas quartas de final na Copa do Mundo de Clubes, nesta sexta-feira (4), às 22h (de Brasília), no estádio Lincoln Financial Field, com os dois clubes modificados, com suas ambições e estratégias.

De 2022 para 2025: o Palmeiras mudou

Em 2022, o Verdão chegava embalado pelos títulos da Libertadores de 2020 e 2021, sob o comando firme de Abel Ferreira. O time buscava protagonismo global, ainda com peças centrais do time titular, como Veiga, Dudu, Gustavo Scarpa e Danilo. Três anos depois, Abel segue como treinador, mas o elenco se reinventa: ídolos e titulares de longa data foram embora, novos talentos da base surgiram, além de um investimento pesado em jovens atacantes com passagens pela Europa, como Paulinho e Vitor Roque.

O destaque do time é Estêvão Willian, que foi promovido ao profissional em 2023. Com apenas 17 anos, ele foi eleito o melhor jogador do último Campeonato Brasileiro no prestigiado Prêmio Bola de Prata. O atacante palmeirense jogará no Chelsea na próxima temporada, fruto de uma das vendas históricas do futebol brasileiro.

O último título importante do Palmeiras foi conquistado em 2023, o troféu do Brasileirão. De lá pra cá, o time seguiu como candidato ao título no campeonato nacional e entre os melhores participantes da Copa Libertadores. Por outro lado, desde 2022, o Verdão busca a sua melhor perfomance, sendo questionado pela recente desvantagem em confrontos diretos, tanto no Brasileirão, como Libertadres.

O Chelsea de 2025 não é o Chelsea de 2022

O Chelsea chegou ao Mundial, em 2022, campeão da Champions League, liderado pelo treinador Tomas Tuchel, com nomes como Lukaku, Kanté e Thiago Silva no time. O Chelsea que vai enfrentar o Palmeiras na Copa do Mundo de Clubes venceu a Conference League (2024/2025) e trilha um novo caminho, sem tanto brilho como no último duelo e com o italiano Enzo Maresca no comando da equipe, sendo um time que aposta em posse de bola e pressão.

O principal nome do time inglês, atualmente, é o jovem atacante Cole Palmer. Além dele, a equipe atua com nomes, como Cucurella, Enzo Fernández e Pedro Neto. Thiago Silva, Kanté, Jorginho, Lukaku e Kai Havertz já não defendem mais os Blues. Atualmente, o Chelsea  tem o terceiro elenco mais valioso do Mundo, avaliado em 1, 15 bilhão de euros. Já o Verdão, com um elenco de 256,60 milhões de euros, se firma como o mais caro da América. 

Além do campo: contextos diferentes

No primeiro confronto entre Palmeiras e Chelsea, o palco era uma final solitária, com um ritmo pesado para os brasileiros. Em 2025, o torneio é global, com partidas em várias cidades dos EUA e fases eliminatórias em vez de uma decisão imediata.

Além disso, o Palmeiras conta com o forte apoio da torcida, que tem a melhor média de público na Copa do Mundo de Clubes entre os times não-europeus — e sem contar o anfitrião Inter Miami. Em média, 47.456 torcedores estiveram nos quatro jogos do Palmeiras disputados antes das quartas de final.

Paulinho, herói recente do Palmeiras no Mundial, traz histórias de sacrifício em contraste claro com a juventude incandescente de Estêvão, que enxerga nos dois lados, o seu passado, o presente e o futuro.