Entre os 8 melhores da Copa do Mundo de Clubes, Palmeiras reencontra Chelsea e sonha mais alto no Mundial

scudo do Palmeiras entre os escudos dos 8 melhores clubes classificados para as quartas de final da Copa do Mundo de Clubes FIFA.

O Palmeiras está entre os oito melhores times da Copa do mundo de Clubes. Em uma edição histórica do Mundial de Clubes, com novo formato e adversários do mundo inteiro, o Verdão viajou até os Estados Unidos, superou a fase de grupos, venceu uma disputa nacional nas oitavas, segue invicto, e agora reencontra o Chelsea nas quartas.

Trata-se de um novo capítulo de uma saga internacional que já carrega peso, experiência, ambição e que segue sendo escrita.

Fase de grupos: estreia contra um europeu

A estreia palmeirense foi um desafio europeu: 0 a 0 com Porto, tradicional clube português, no MetLife Stadium, em Nova Jersey. Partida que teve o Verdão superior em campo, mas por capricho da trave e boa sorte do goleiro, terminou com empate sem gols. Um resultado que manteve o Verdão atento às exigências do torneio.

Na segunda rodada, veio o Al Ahly, campeão africano, no mesmo estádio. O Palmeiras fez um bom jogo e mostrou a sua superioridade com gols, venceu por 2 a 0 e assumiu a liderança do Grupo A, com 4 pontos.

Na terceira e decisiva rodada da fase de grupos veio o susto. No Hard Rock Stadium, em Miami, o Palmeiras empatou com o Inter Miami por 2 a 2. Um jogo que incomodou parte da torcida, visto que o empate sem gols era o suficiente para garantir o Verdão classificado e em primeiro lugar no grupo.

Abel Ferreira ousou demais na escalação e deu vantagem a equipe liderada por Lionel Messi, que abriu 2 a 0, colocando em risco a classificação Alviverde. Simultaneamente, Porto e Al Ahly, os outros componentes do grupo, se enfrentavam, precisando de uma combinação de resultados para sonhar com a classificação. Contudo, o Palmeiras reagiu, buscou o empate e suspirou aliviado, e a partida foi um susto que serviu como alerta. Um jogo franco, que revelou erro de estratégia e exigiu resposta imediata.

Classificado direto às oitavas de final, o time de Abel Ferreira precisava mostrar sinais de evolução coletiva.

Confronto nacional de tensão nas oitavas

O duelo das oitavas reservou um reencontro caseiro, mas com clima de Libertadores: Palmeiras e Botafogo, dois protagonistas do futebol brasileiro em 2024, se enfrentaram em uma tarde de calor na Filadélfia, em um jogo tenso, físico e de superioridade do ataque do Palmeiras, que teve mais volume de jogo, finalização, e buscou o gol até o fim. Enquanto o Botafogo, jogando atrás, era salvo pelo goleiro John.

A partida terminou sem gols no tempo normal. Na prorrogação, brilhou o nome de Paulinho, que tenta se recuperar após uma cirurgia na canela. O camisa 10 entrou em campo com restrições físicas, mas foi decisivo: acertou um chute seco e cruzado no canto direito e marcou o único gol do jogo. O 1 a 0 selou a classificação do Palmeiras e simbolizou a alma do time: persistência. Um Palmeiras competitivo, concentrado, que cresceu no momento de maior pressão.

A semifinal e o prestígio mundial

O Palmeiras enfrentará o Chelsea nas quartas de final da Copa do Mundo de Clubes. Este jogo decisivo vale uma vaga na semifinal e tem um peso simbólico para o Alviverde. Em 2022, no Mundial, ainda em seu formato compacto, o Chelsea, então campeão da Liga dos Campeões, venceu o Verdão, campeão da Libertadores. Em 2025,  os times seguem com as mesmas ambições, mas apostando em novos nomes.